domingo, junho 25, 2006

Deusa Nefertiti



Nefertiti foi uma rainha do Antigo Egipto, esposa principal do faraó Amen-hotep IV, mais conhecido como Akhenaton. Pertence à época da XVIII Dinastia egípcia, no Império Novo, tendo vivido no século XIV a.C. À semelhança do seu esposa também alterou o seu nome, neste caso para Nefernefernuaton.

Raízes familiares
As origens familiares de Nefertiti são pouco claras. O seu nome significa "a bela chegou", o que levou muitos investigadores a considerarem que Nefertiti teria uma origem estrangeira, tendo sido identificada por alguns como Tadukhipa, uma princesa do Império Mitanni.

Contudo, nos últimos tempos tem vingado a hipótese de Nefertiti ser egípcia, sendo considerada prima do seu marido Amen-hotep. Muitos consideram que seria filha de Ai, irmão da rainha Tié, grande esposa real de Amen-hotep III, o pai de Amen-hotep.

Casamento com Amen-hotep
Não se sabe que idade teria Nefertiti quando casou com Amen-hotep. A idade média de casamento para as mulheres no Antigo Egipto eram os treze anos e para os homens os dezoito. É provável que tenha casado com Amen-hotep pouco tempo antes deste se tornar rei. Com Amen-hotep Nefertiti teve seis filhas: Meritaton, Meketaton, Ankhesenpaaton, Neferneferuaten Tasherit, Neferneferure e Setepenre.

Nefertiti tem, até os dias de hoje, a reputação mundo afora de ser sido uma mulher de extrema beleza. Já o seu consorte Aquenaton entrou na história através das estátuas, relevos, pinturas, como um homem muito diferente da norma e representado fora dos padrões rígidos da cultura milenar da época, exibindo traços mais reais, humanos e mesmo, em alguns casos, femininos e andróginos. Por exemplo, em muitas obras Aquenaton aparece com uma cinturinha fina porém com quadrís largos e coxas decididamente femininas. Além disso, em várias obras os seus seios são aparentes. A sua face também aparece alongada e com lábios carnudos, femininos e sensuais.

Aquenaton intodroziu pela primeira vez na história do mundo o conceito do monoteísmo, impondo às classes sacerdotais e populares o conceito de um só deus, o deus do sol, onde o disco solar representava o deus sol que regia sobre tudo na face da terra. Os muitos templos que celebravam os muitos deuses tradicionais do Egito foram todos rededicados pelo rei ao novo deus por ele imposto. Especula-se que esta pequena revolução, entre outros possíveis objetivos, possa ter servido para consolidar e engrandecer ainda mais o poder e importância do faraó. Após o reinado de Aquenaton, o Egito antigo volta às suas práticas religiosas politeístas.

Nefretiti parece ter acompanhado o rei lado-a-lado em seu reinado porém, em certa altura, ela esvanece e não é mais mencionada em qualquer obra comemorativa ou inscrições e parece ter sumido sem deixar quaisquer pistas.

Antes de falecer, Aquenaton admitiu um novo co-regente que pode ter sido Nefertiti transformada em imagem masculina, aliás algo que já havia ocorrido pelo menos uma vez na história da dinastia da terra. Porém, muitos especialistas acreditam que esta pessoa foi o seu filho mais velho. Já outros egitologistas, como o professor David O'Oconnor da Universidade de Nova York (New York University), especulam: Poderia se tratar de amor entre iguais, entre dois homens, dadas as características singulares de Aquenaton?

Nefertiti em inglês se escreve Nefertiti, em francês Néfertiti e em alemão Nofretete. Já Aquenaton se escreve Akhenaton em inglês, Akhénaton em francês e, em alemão, Echnaton. É importante salientar que estas línguas européias são bastante relevantes ao tema por causa de sua presença colonial no Egito moderno, no caso do inglês e do francês, e por causa dos trabalhos pioneiros em egitologia nestes idiomas.

Nenhum comentário: